UE analisa forma de impulsionar digitalização de livros

Os ministros da Cultura da União Europeia debatem, hoje, em Bruxelas, como hão-de impulsionar a digitalização de livros e de outros conteúdos culturais europeus através de iniciativas como a Europeana, a biblioteca virtual comunitária.

No âmbito do Conselho de Cultura e Juventude, os 27 vão analisar os principais obstáculos a uma maior disponibilidade de livros digitalizados na União Europeia e propor medidas para fomentar as iniciativas públicas e privadas nesta área, apostando em facilitar o acesso às obras que já estão em domínio público.

A UE quer, igualmente, incentivar as contribuições dos Estados-membros para a Europeana - a biblioteca virtual que já coloca à disposição dos cibernautas cerca de cinco milhões de documentos digitais - face ao avanço de iniciativas privadas como o Google Books.

No encontro, será ainda adoptada formalmente a designação de 2011 como o Ano Europeu do Voluntariado, com vista à promoção deste tipo de prática nos 27, incidindo sobretudo nas instituições culturais.

Em relação à Juventude, espera-se que os Estados-membros dêem apoio ao novo marco comunitário de cooperação para as políticas específicas da UE entre 2010 e 2018.

A nova estratégia comunitária dará prioridade à melhoria das oportunidades profissionais e de formação para os jovens e à inclusão social deste grupo populacional.


Diário de Noticias 27 Novembro 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário