Publicar um livro já é grátis

Print on Demand é o novo sistema de publicação que permite a qualquer um publicar gratuitamente o seu próprio livro. À falta de editora, muitos portugueses já avançaram para a auto-publicação e mostram-se satisfeitos com o resultado final.

Publicar um livro é o sonho de muitos, mas poucos o concretizam. As editoras, diz-se, só abrem a porta aos conhecidos e raramente espreitam quem não conhecem. Há outras soluções, como as edições de autor, que têm sempre as portas e janelas abertas para quem pode pagar. Mas não sendo conhecido, a probabilidade de encher a garagem com livros por vender é grande. Fartos de esperar, muitos escritores descobriram a chave que abre a porta do «publica o teu livro gratuitamente».

O novo sistema de publicação chama-se Print on Demand (POD, algo como 'impressão a pedido') e possibilita que o escritor publique o seu próprio livro da forma que entender, sem custos iniciais de impressão ou pedidos mínimos de exemplares. Um exemplar só é impresso depois de existir uma encomenda on-line. O autor do livro é que escolhe o preço de venda, sendo que uma margem que varia entre os 10 e os 25 por cento reverte para o sítio onde publicou o livro.

Laura de Sousa Vieira, 56 anos, é surda desde os seis, o que não a impede de «entender tudo ou quase tudo», como rapidamente adverte. No espaço de cinco meses já publicou dois livros no sítio Lulu.com: Réstias de Sol, em Novembro de 2007, e Sons de Amor, em Abril deste ano. A ideia de publicar os seus próprios livros surgiu do lado de lá do Atlântico: «Um amigo brasileiro que ia ao meu blogue disse-me para publicar um livro porque gostava muito da minha poesia», conta Laura Vieira.

Eduarda Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário