Vantagens do Print on Demand

Depois de ter ouvido que em Portugal é o «cabo dos trabalhos» para lançar um livro, uma vez que as «editoras são muito exigentes» e se gastam «balúrdios», a escritora resolveu avançar para o sistema de auto-publicação. O maior benefício do Lulu.com é, na opinião de Vieira, pagar somente os livros que mandar imprimir, não correndo assim o risco de armazenar os restantes.

Para outro autor do Lulu.com, o músico Nuno Castelo, de 32 anos, as vantagens que o POD apresenta em relação às editoras tradicionais são óbvias: «Primeiro, podemos ser nós a fazer tudo (desde o formato, paginação, grafismo, etc). Não há prazos a cumprir. E não podemos esquecer a possibilidade de escrever sobre tudo o que nos apetecer e sermos nós a decidir o preço final do livro».

Padrões Hipnóticos da Linguagem – Influência e Persuasão – Vol.I e Espaço de Memórias são os dois livros que já saíram da pena do músico, adepto do «faça você mesmo». No terceiro, Principia Discordia, Nuno Castelo resolveu experimentar o papel de editor. O objectivo do autor do Lulu.com não passa por chamar a atenção de nenhuma editora mas apenas pelo prazer que sente em ser ele próprio a editar e publicar os seus livros.

Eduarda Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário